Arbitragem Bracarense

Um Blog ao serviço da arbitragem e do futebol!


Os números oficiais dizem que os árbitros estão a mostrar mais um cartão amarelo em cada jogo na presente temporada, em comparação com o que aconteceu em 2007/08. O Belenenses é a equipa mais indisciplinada da Liga.

Decorridas 12 jornadas do campeonato, já foram mostrados 530 cartões amarelos e 36 cartões vermelhos, a uma média de 5,5 amarelos e 0,3 vermelhos por jogo. Na época passada, registaram-se totais de 1071 cartões amarelos (média de 4,4 por jogo) e 82 cartões vermelhos (média de 0,3 por jogo), pelo que se torna obrigatório concluir que este ano os árbitros da Liga estão com a mão mais pesada a nível disciplinar para com os jogadores, sobretudo ao nível dos amarelos.

O Belenenses lidera a indesejada lista de cartões vistos, com 52 amarelos e três vermelhos, possuindo ainda um dos dois jogadores mais penalizados da Liga. Trata-se do médio panamiano Gabriel Gómez, que já foi sete vezes admoestado com o cartão amarelo, tal como o benfiquista Katsouranis. Derlei, avançado do Sporting, é o único jogador do campeonato que já foi expulso duas vezes, e no curto espaço de três jornadas (na sétima, ante o Rio Ave, em Vila do Conde, e na nona, ante a Naval, na Figueira).

No outro extremo da lista, encontra-se a Naval, com apenas 25 cartões (24 amarelos e um vermelho), logo seguida pelo F. C. Porto, que soma 26 cartões amarelos e nenhum vermelho. Os dragões são, de resto, uma das duas equipas que ainda não viram cartões vermelhos nos 12 jogos já realizados (a outra é o Trofense). Na temporada passada, os portistas também primaram pelo bom comportamento, já que terminaram a Liga no primeiro lugar da tabela disciplinar, com 50 cartões amarelos e apenas um vermelho em toda a época. Em destaque nas últimas semanas devido aos salários em atraso, o Estrela da Amadora é, até agora, o clube mais penalizado pelos árbitros com expulsões, tendo sido já mostrados cinco cartões vermelhos aos jogadores da Reboleira.

Em 2007/08, o Braga foi a equipa mais indisciplinada da Liga, com 92 cartões (85 amarelos e sete vermelhos), mas na presente época os arsenalistas parecem estar a resolver esse problema, ocupando um positivo quarto lugar entre as equipas com menos admoestações e expulsões, em igualdade com a Académica, com um total de 33 cartões.

Entre os três grandes, o Sporting destaca-se pela negativa, sobretudo em função dos quatro vermelhos vistos até agora, dois dos quais ao já citado Derlei. Os leões somam 36 cartões, mais dois do que o Benfica (31 amarelos e três vermelhos) e mais dez do que o F. C. Porto. O Sporting já teve mais um jogador expulso do que em toda a época passada, enquanto o Benfica atingiu, em 12 jornadas, o mesmo total de cartões vermelhos vistos em 2007/08 (três).

O Leixões, grande surpresa desta temporada, graças ao segundo lugar que ocupa na tabela antes da pausa natalícia, viu até agora 34 cartões amarelos e apenas um vermelho, podendo dizer-se que, também a nível disciplinar, a equipa treinada por José Mota está a dar cartas no campeonato.

Recorde-se que os regulamentos da Liga não foram alterados no que diz respeito ao número de cartões amarelos que os jogadores têm de ver para serem obrigados a cumprir uma partida de suspensão (cinco). Ao fim de 12 jornadas, Katsouranis (Benfica), Hugo Morais, Vasco Fernandes e Roberto Sousa (Leixões), Patacas e Nené (Nacional), Moisés e Vandinho (ambos do Braga), Andrezinho (V. Guimarães), Pavlovic (Académica), Miguel Lopes, Livramento e André Vilas-Boas (Rio Ave), Sandro e Elias (V. Setúbal), Vidigal e Vítor Moreno (Estrela da Amadora), Paulo Sousa e Rui Miguel (Paços de Ferreira), Carciano, Von Schwedler e Gabriel Gómez (Belenenses) foram os jogadores que atingiram esse número e já cumpriram, ou irão cumprir na próxima jornada, um jogo de castigo.

Fonte:
Cartão Amarelo

0 comentários

Enviar um comentário

Subscrever: Enviar feedback (Atom)
Vota na Terra Para Cima