Arbitragem Bracarense

Um Blog ao serviço da arbitragem e do futebol!


Ao contrário do que aconteceu com Ivan Vigário, árbitro da A. F. Porto que viu ser anulada, pelo Conselho de Justiça (CJ) da FPF, a suspensão de um ano instaurada pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF, Rui Dias não recebeu uma prenda de Natal: o CJ não deu provimento ao recurso apresentado depois de conhecida a decisão do CD da FPF.
A comparação com o caso do árbitro do Porto deve-se ao facto de ser idêntico ao de Rui Dias. "Tal como o meu colega, não mencionei, no relatório, a oferta de um artefacto de ouro [pulseira de senhora avaliada em 130 euros] feita pelo delegado ao jogo do Gondomar e fui suspenso pelo Conselho de Disciplina por falsificação de documentos", conta o árbitro da A. F. Bragança.
Esse jogo do Gondomar foi disputado em Lousada, em 16 de Outubro de 2003, e o árbitro principal era António Eustáquio, um dos arguidos condenados no processo originário do Apito Dourado.
"Ainda bem que deram razão ao meu colega do Porto e a outros, mas a verdade é que me sinto injustiçado. Esta medida não é correcta nem beneficia o futebol. Estão a penalizar pessoas que não influenciaram resultados e, se calhar, estão a deixar impunes indivíduos que alegadamente prejudicam o futebol e em nada contribuíram para a sua dignidade", defende-se Rui Dias, que acrescenta um testemunho em seu favor. "Se não estivesse de consciência tranquila, não tinha assumido que me tinham oferecido o artefacto." Perante a decisão do CJ da FPF, Rui Dias equaciona recorrer para o Tribunal da Relação. "Vou provar que estou inocente", confessa.

Natural e residente em Bragança, Rui Dias tem 38 anos e é árbitro há dez. Em 2004/05, passou pela 1.ª categoria, tendo feito, como árbitro-assistente, 10 jogos na Liga principal e outros tantos na Liga de Honra. Manteve-se apenas uma época entre os principais por ter sido penalizado pela redução do quadro de 43 árbitros: em vez de 12, desceram mais dez, entre os quais estava este agente da PSP, que, curiosamente, trabalha numa área de cariz jurídico.


Fonte:
Jornal O Jogo

0 comentários

Enviar um comentário

Subscrever: Enviar feedback (Atom)
Vota na Terra Para Cima