Para as equipas nacionais, há algum tempo que a fase de apuramento para o Campeonato do Mundo FIFA 2010 está a decorrer em plena velocidade. No entanto, não são só os jogadores e treinadores dos respectivos países que lutam por um lugar no campeonato mundial que se realiza dentro de dois anos. Os árbitros também já se estão a preparar para entrar na recta final de acesso à África do Sul.
Um total de 53 "Árbitros de Élite", que estão entre os melhores do mundo, participou num seminário realizado em Zurique entre 22 e 26 de Setembro de 2008. Uma semana de formação, práticas e aulas ao lado da sede da FIFA. Todos eles têm como objectivo o acesso à Final do Campeonato do Mundo da FIFA 2010, pois a participação no evento é muito importante não só para jogadores de futebol e pessoal técnico, mas também para os árbitros.
No entanto, antes de reservar o cobiçado bilhete para a África do Sul há muito trabalho a fazer. O objectivo do seminário foi uma semana para escolher os melhores entre os melhores, que deverão esmerar a sua preparação para o certame que se realiza daqui a 2 anos em futuras concentrações.
Entre os mais proeminentes representantes incluem-se nomes conhecidos como o Carlos Amarilla, do Paraguai, o juiz da final da Copa América 2007 entre o Brasil e a Argentina, o italiano Roberto Rosetti, que arbitrou a final de Junho passado do Euro 2008 entre a Alemanha e a Espanha, ou Koffi Codjia do Benin, que em Fevereiro deste ano apitou a final do Campeonato Africano das Nações entre os Camarões e o Egipto.
No entanto, nenhuma destas três personalidades irão tirar partido na corrida para as cobiçadas vagas no Campeonato do Mundo FIFA 2010. Devem ser submetidos aos mesmos exames e testes que os outros 50 candidatos, a fim de ultrapassar as barreiras iniciais da corrida para a África do Sul. Porque no final de semana de formação, avaliar-se-á o seu desempenho. O Comité de Árbitros será responsável pela recepção e análise dos resultados, e a partir deles elaborar a lista de 38 nomes que dará a conhecer a 22 de Outubro.
Os conteúdos da semana de formação foram de dois tipos: teórico e prático. Sob um sol radiante e sobre um grande campo de futebol localizado na sede da FIFA, o grupo fez, na Terça-Feira, um treino físico com o toque de bola, corrida e alongamentos. O dia de Quarta-Feira começou com um controlo do peso, seguida de uma outra sessão de treino no campo com ênfase para a coordenação. Para terminar, passaram para o auditório para o estudo de um vídeo, onde foram analisadas e discutidas diversas situações jogo.
Os últimos dois dias foram reservados para as avaliações críticas. A Quinta-Feira foi dedicada inteiramente às provas de condição física. E, finalmente, na Sexta-Feira, os árbitros foram confrontados com uma nova prova sobre as Leis do Jogo, assim como uma prova oral de Inglês.
Os 53 árbitros aguardam, agora, ansiosamente a decisão do Comité de Árbitros da FIFA, com a esperança de avançar no caminho que leva à África do Sul 2010.
Boa sorte a todos, especialmente ao nosso colega OLEGÁRIO BENQUERENÇA!