Arbitragem Bracarense

Um Blog ao serviço da arbitragem e do futebol!


Confederação das Associações de Árbitros e Juízes de Portugal (CAJAP) admitiu sexta-feira a paralisação de provas desportivas se o Governo não consagrar as soluções negociadas sobre fiscalidade em despacho até 31 de Agosto. A CAJAP, que representa árbitros e juízes de futebol, andebol, basquetebol, voleibol, hóquei em patins, tiro, ténis de mesa, ciclismo e karaté, pretende evitar o cenário drástico da paragem de provas desportivas devido ao protesto de árbitros, mas notou a urgência do despacho conjunto das secretarias de Estado dos Assuntos Fiscais e da Juventude e do Desporto.

"O Governo criou uma alternativa em sede do Código de IRS e estamos há 7 meses à espera do despacho que formaliza uma série de questões. Ou há uma resposta favorável do Governo, porque isto é um processo que se arrasta, ou temos de encarar cenários, entre os quais parar os campeonatos", refere à Agência Lusa António Sobral, que exerce as funções de secretário da CAJAP.

O dirigente garantiu que os árbitros da Liga de futebol "estão solidários" na paragem dos campeonatos, porque "sabem o que é esta problemática fiscal, apesar de terem uma situação diferente" da introduzida pelas alterações do Código do IRS. "Houve árbitros que foram tributados na categoria de dependentes e começaram a passar recibos verdes. Isto é um longo processo e que não tem sido regular, porque, por exemplo, os árbitros de voleibol passam recibos desde 2008 e os de outras modalidades só começaram a fazê-lo mais recentemente", explicou. No entanto, a nova situação tributária provocou o abandono de muitos árbitros jovens, "porque estavam a ser criadas circunstâncias que iam colidir com muitas coisas, nomeadamente bolsas de estudo e créditos bonificados".

Por isso, a CAJAP, que promove uma conferência de imprensa na terça-feira, na sede da APAF (Associação Portuguesa dos Árbitros de Futebol), preconizou uma "solução mais simples e menos burocrática" nas negociações com o Governo. "A solução seria uma taxa liberatória para todos os árbitros. O árbitro recebia um prémio de jogo e ser-lhe-ia logo descontada na fonte uma percentagem e que seria entregue pelas federações ao Estado. Não havia recibos verdes e diversas entidades envolvidas. No voleibol, são os clubes que pagam directamente aos árbitros", disse António Sobral.


Continua a visitar-nos e a colaborar! Este é um serviço para ti, por ti...

Mantém-te actualizado em ARBITRAGEM BRACARENSE.

Tendo por base a criação de um espaço de reflexão sobre as normas de comportamento dos juízes lusos, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol veio relembrar as directrizes de actuação dos árbitros de Futebol e Futsal.

Com base em princípios éticos, o Código de Normas de Comportamento apresenta, para além dos aspectos técnicos da árbitragem, as principais qualidades humanas e de relacionamaento de um bom árbitro.

Clica aqui para consultar a recomendação de Normas de Comportamento dos Árbitros de Futebol e de Futsal do Conselho de Arbitragem da FPF.

Fonte: FPF

Fonte: NAFB

A UEFA vai ministrar, no dia 24 de Agosto, em Nyon (Suíça), um curso destinado a árbitros e observadores que visa preparar a introdução da figura dos árbitros assistentes adicionais, a título experimental, nos jogos da fase de grupos da Liga Europa.
O organismo máximo do futebol europeu seleccionou 48 juízes e 48 observadores, numa lista que conta com três representantes portugueses. Os árbitros, Bruno Paixão e Jorge Sousa, e o observador, Vítor Pereira.

De acordo com a UEFA, apenas os árbitros e observadores que marcarem presença neste curso serão nomeados para os 144 jogos da fase de grupos da Liga Europa.

Recorde-se que em Julho passado, o Comité Executivo da UEFA determinou que a inovadora experiência com cinco árbitros vai continuar nos jogos da fase de grupos da Liga Europa. O teste surgiu depois da aprovação do Comité Executivo da FIFA na sua reunião de Maio, em Nassau, nas Bahamas. O organismo responsável pelas leis do futebol, o International Football Association Board (IFAB), autorizou a continuação dos mesmos durante a reunião geral da entidade na Primavera. Para além do árbitro e de dois assistentes nas linhas laterais, haverá mais dois assistentes atrás da linha de fundo, especialmente atentos às incidências dentro da área, como faltas ou comportamentos incorrectos.
Fonte: FPF

A UEFA nomeou cinco equipas de arbitragem lusas para dirigir outros tantos encontros a contar para a fase de “play-off” da Liga Europa. Assim, Lucílio Batista, dirigirá o encontro da primeira mão entre os ingleses do Everton e dos checos do Sigma Olomouc, no Goodison Park, enquanto que Jorge Sousa dirigirá, na Polónia, o jogo do Lech Poznan diante dos belgas de Brugge, e Pedro Proença estará em Inglaterra para dirigir o jogo entre o Fulham e o Amkar Perm, da Rússia.

Bruno Paixão e Duarte Gomes apitarão os encontros da segunda mão da Liga Europa entre os turcos do Fenerbahçe e os suíços do Sion e o jogo, na Roménia, entre o Cluj e os suíços do Nion, respectivamente.

Eis a composição completa das equipas de arbitragem:

Jogos da 1ª mão do "play-off" da UEFA Europa League 20.08.2009
Everton (Inglaterra)-Sigma Olomouc (Rep. Checa)
Árbitro: Lucílio Batista (AF Setúbal)
Árbitros Assistentes: João Santos (AF Porto) e Alfredo Braga (AF Braga)
Quarto-árbitro: Luis Reforço (AF Setúbal)

Lech Poznan (Polónia)-Club Brugge (Bélgica)
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Árbitros Assistentes: Serafim Nogueira (AF Porto) e Venâncio Tomé (AF Porto)
Quarto-árbitro: Rui Costa (AF Porto)

Fulham (Inglaterra)-FC Amkar Perm (Rússia)
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)
Árbitros Assistentes: José Ramalho (AF Vila Real) e Tiago Trigo (AF Lisboa)
Quarto-árbitro: João Capela (AF Lisboa)

Jogos da 2ª mão do "play-off" da UEFA Europa League 27.08.2009
Fenerbahçe (Turquia)-FC Sion (Suíça)
Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)
Árbitros Assistentes: José Ramalho (AF Vila Real) e Sérgio Serrão (AF Madeira)
Quarto-árbitro: Bruno Esteves (AF Setúbal)

CFR Cluj (Roménia)-FK Sarajevo (Bósnia-Herzegovina)
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Árbitros Assistentes: José Cardinal (AF Porto) e Venâncio Tomé (AF Porto)
Quarto-árbitro: Cosme Machado (AF Braga)

Fonte: FPF


COSME MACHADO
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou os árbitros para os jogos de preparação que Vitória de Guimarães, Benfica e Belenenses vão realizar na sexta (7 de Agosto), sábado (8) e Domingo (9):

07.08.2009, Sexta-Feira
Guimarães - Corunha, Cosme Machado e Albano Correia (4º Árbitro)

08.08.2009, Sábado
Benfica - Milão, João Ferreira e José Fontelas Gomes (4º Árbitro)

09.09.2009, Domingo
Belenenses - Rec. Libolo, Bruno Esteves e Helder Malheiro (4º Árbitro)

Mantém-te actualizado em ARBITRAGEM BRACARENSE.

Fonte: FPF

O sorteio do Campeonato Nacional da 3ª Divisão decorreu esta quinta-feira no Auditório Manuel Quaresma da Sede da Federação Portuguesa de Futebol.


Fonte: FPF


O árbitro Carlos Macedo (AF Braga) promovido à 3ª Categoria Nacional.

PARABÉNS.


Fonte: FPF

Federação Inglesa proíbe comentários sobre arbitragens
MEDIDA ABRANGE DIRIGENTES, TREINADORES E JOGADORES

A Federação Inglesa de Futebol (FA) tornou público através da sua página oficial na Internet que os dirigentes, treinadores e jogadores dos clubes ingleses estão proibidos de fazer comentários sobre as arbitragens antes dos jogos.

"Os clubes são também avisados de que quaisquer comentários à imprensa em relação à escolha do árbitros para as partidas não serão mais permitidos", avisa a FA.

A decisão vem incluída num pacote de novas medidas que visam transmitir uma postura ainda mais rígida em relação à abordagem dos jogadores aos árbitros durante o decorrer dos jogos. A antiga regulamentação pedia aos juízes que relatassem a existência de assédio ou intimidação por parte dos jogadores.

Com esta medida, a FA impede que os atletas se dirijam aos árbitros de forma insultuosa e confrontativa. Caso venha a suceder, a FA informa que tais comentários "serão considerados abusivos e tratados em conformidade".

Sobre os comentários realizados após as partidas, a FA mantém o regulamento antigo, ou seja, "declarações sobre os juízes e incidentes dos jogos ainda são permitidos desde que não sejam de natureza pessoal ou ataquem a integridade dos árbitros".

Fonte: Jornal Record

Jorge Sousa no Municipal de Aveiro


O árbitro internacional português, Jorge Sousa (AF Porto) foi nomeado, esta terça-feira, para dirigir o jogo de domingo da Supertaça Cândido Oliveira, entre o FC Porto e o FC Paços de Ferreira, marcado para 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro. José Cardinal (AF Porto) e Tiago Trigo (AF Lisboa) serão os árbitros assistentes, enquanto Vasco Santos (AF Porto) exercerá as funções de quarto árbitro.

“Antes de mais, devo dizer que esta nomeação me enche de satisfação e orgulho e é fruto do trabalho realizado ao longo da última época”, começou por dizer Jorge Sousa em declarações ao fpf.pt, sem esquecer de agradecer “o voto de confiança” dado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Para o juiz, “não é todos os dias que se tem o privilégio de participar numa final, pelo que a motivação é enorme”. “Apesar de vivermos um período de pré-época, tudo iremos fazer para que isso não se faça sentir e a equipa de arbitragem que vai subir ao relvado do Estádio Municipal de Aveiro tudo fará para ajudar a proporcionar um grande espectáculo”, prosseguiu.

A terminar, Jorge Sousa referiu que espera “usufruir ao máximo do jogo, sempre com grande sentido de responsabilidade para que o Futebol português saia prestigiado”.

Fonte: FPF

09.Setembro - País de Gales * Rússia
O árbitro será Jorge Sousa (AF Porto), assistido por José Ramalho (AF Vila Real) e Serafim Nogueira (AF Porto). O árbitro do Porto, Paulo Costa, prestará as funções de quarto árbitro.

09.Setembro - Bósnia-Herzegovina * Turquia
O árbitro da Associação de Futebol de Leiria, Olegário Benquerença, será coadjuvado pelos árbitros assistentes do Porto José Cardinal e João Santos. O árbitro de Castelo Branco, Carlos Xistra, prestará as funções de quarto árbitro.

09.Setembro - Noruega * Macedónia
O árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, Bruno Paixão, será coadjuvado pelos árbitros assistentes Tiago Trigo (AF Lisboa) e Sérgio Serrão (AF Madeira). O árbitro de Setúbal, João Ferreira, prestará as funções de quarto árbitro.

Fonte: APAF

Subscrever: Mensagens (Atom)
Vota na Terra Para Cima